
Espionagem e cinema: uma relação paradoxal entre sigilo e propaganda
2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português
10.26664/issn.2238-5126.121202313734
ISSN2238-5126
Autores Tópico(s)Intelligence, Security, War Strategy
ResumoO objetivo deste artigo é analisar as representações do serviço de inteligência estadunidense no cinema durante a Segunda Guerra Mundial. São analisados três filmes que tinham como foco narrar a atuação da agência Office of Strategic Services (OSS), instituição norte-americana que atuou no serviço de inteligência e espionagem ao longo do conflito mundial. As três películas analisadas são: O.S.S. (1946), Cloak and dagger (1946) e 13 Rue Madeleine (1947). Esses filmes tiveram a participação e o incentivo do OSS em suas produções, em uma parceria com Hollywood, o que possibilita tentar identificar quais os usos políticos que o serviço de espionagem norte-americano fez do cinema. Desta forma, observa-se que entre espionagem e cinema há uma relação paradoxal entre sigilo e propaganda.
Referência(s)