
Tramas de uma desconstrução sobre o espetáculo “O Miolo da Estória”
2023; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 41; Issue: 3 Linguagem: Português
10.22456/2236-3254.134254
ISSN2236-3254
AutoresRaylson Silva da Conceição, Lauande Aires Cutrim, Tânia Cristina Costa Ribeiro,
Tópico(s)Theatre and Performance Studies
ResumoO artigo apresenta uma entrevista com Lauande Aires, um artista maranhense de teatro, em que ele discute o processo de criação da peça teatral O Miolo da Estória. Relata a importância da pesquisa e da incorporação da mitologia e do ritmo em suas obras, assim como a construção cuidadosa dos personagens, figurinos e cenários para unir os mundos do trabalhador e do brincante do Bumba meu boi do Maranhão. Destaca a ênfase na profundidade emocional e na liberação de tensões corporais para acessar emoções verdadeiras durante as performances teatrais e a importância da intenção no treinamento de atores. Também discute a icônica cena da bicicleta e o uso da iluminação para criar um efeito suspenso, enfatizando o desejo de reforçar a quarta parede na peça, mantendo o elemento narrativo e envolvendo o público na história. A entrevista oferece uma visão aprofundada do processo criativo do artista e destaca a importância da pesquisa, da profundidade emocional e da técnica teatral na criação de uma peça teatral bem-sucedida.
Referência(s)