Artigo Acesso aberto Produção Nacional

USO DO JOGO BINGO DOS CONJUNTOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA MELHOR COMPREENSÃO DO CONTEÚDO CONJUNTOS NUMÉRICOS NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA

2023; Arche Scientific and Editorial Consultancy; Volume: 9; Issue: 8 Linguagem: Português

10.51891/rease.v9i8.10878

ISSN

2675-3375

Autores

Maria de Nazaré Paiva da Silva, Silas Mendes Feliciano, Jones Alves de Souza, Jusiany Pereira da Cunha dos Santos,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo buscou descrever a experiência adquirida durante a fase de estágio em uma escola Estadual do interior do Amazonas, atividade que explorou a aplicação de um jogo que aconteceu na turma do 1º ano do ensino médio abordando o tema bingo dos conjuntos numéricos. A abordagem adotada neste trabalho proporcionou uma maneira inovadora de estimular os alunos a buscar conhecimento, tornando-os mais participativos em sala de aula por meio de competições e desafios. A atividade foi dividida em dois momentos distintos. Inicialmente concentrou-se principalmente na revisão dos conceitos relacionados ao conteúdo. Em seguida, foi realizado um teste diagnóstico, seguido pelo jogo chamado "Bingo dos Conjuntos", que tinha como objetivo trabalhar a simbologia e reforçar os conceitos abordados anteriormente. Após a conclusão da atividade, ficou evidente a evolução dos alunos, pois eles próprios reconheceram a importância de uma abordagem diferenciada para uma melhor compreensão do conteúdo.

Referência(s)