Artigo Acesso aberto Revisado por pares

EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE ASSIMILAÇÃO CULTURAL NA SOCIEDADE GUIANENSE

2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 48; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5216/ia.v48i2.75010

ISSN

1981-8416

Autores

Piedade Lino Videira, José Gerardo Vasconcelos, Elivaldo Serrão Custódio, Enilton Ferreira Vieira,

Tópico(s)

Rural Development and Agriculture

Resumo

O artigo tem por objetivo suscitar uma reflexão acerca do sistema educacional francês, que foi baseado no princípio da igualdade. Esse princípio quando se aplica de maneira universalista e abstrata chega a ser considerado um sistema de domínio e de aculturação, assim como deixa de viabilizar a formação de uma identidade. No caso da Guiana, as discussões ultrapassam a raça e o racismo. Utilizamos a pesquisa qualitativa, a entrevista semiestruturada e a observação na coleta de dados. A pesquisa revelou que esse princípio aplicado de maneira abstrata inviabiliza discussões sobre direitos, raça e racismo, além de produzir desigualdades sociais. No sistema educacional exerce duplo papel de controle: o de manutenção da ordem social e o “civilizatório” que suprime as identidades negras, ao tempo que privilegia a hegemonia cultural francesa. PALAVRAS-CHAVE: Educação; Guiana Francesa; Princípio da Igualdade; Racismo.

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