EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE ASSIMILAÇÃO CULTURAL NA SOCIEDADE GUIANENSE
2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 48; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5216/ia.v48i2.75010
ISSN1981-8416
AutoresPiedade Lino Videira, José Gerardo Vasconcelos, Elivaldo Serrão Custódio, Enilton Ferreira Vieira,
Tópico(s)Rural Development and Agriculture
ResumoO artigo tem por objetivo suscitar uma reflexão acerca do sistema educacional francês, que foi baseado no princípio da igualdade. Esse princípio quando se aplica de maneira universalista e abstrata chega a ser considerado um sistema de domínio e de aculturação, assim como deixa de viabilizar a formação de uma identidade. No caso da Guiana, as discussões ultrapassam a raça e o racismo. Utilizamos a pesquisa qualitativa, a entrevista semiestruturada e a observação na coleta de dados. A pesquisa revelou que esse princípio aplicado de maneira abstrata inviabiliza discussões sobre direitos, raça e racismo, além de produzir desigualdades sociais. No sistema educacional exerce duplo papel de controle: o de manutenção da ordem social e o “civilizatório” que suprime as identidades negras, ao tempo que privilegia a hegemonia cultural francesa. PALAVRAS-CHAVE: Educação; Guiana Francesa; Princípio da Igualdade; Racismo.
Referência(s)