Artigo Acesso aberto Revisado por pares

MISÉRIA DO MUNDO: SITUAÇÕES DE EXCLUSÃO E DISCRIMINAÇÃO NAS MEMÓRIAS DE PROFESSORES APOSENTADOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA (BRASIL)

2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 48; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5216/ia.v48i2.75952

ISSN

1981-8416

Autores

Solange Aparecida de Oliveira Hoeller,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O objetivo deste texto é investigar situações de exclusão e discriminação nas memórias de professores que atuaram na Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina (Brasil) e que se encontravam, entre 2009 e 2013, na condição de aposentados. Tem-se como questão norteadora: como situações de exclusão e discriminação (racial, orientação sexual, de origem social, religiosa) ocorreram no contexto educacional de Santa Catarina, tendo como perspectiva de análise as memórias de professores aposentados? Trata-se de uma pesquisa sócio-histórico-documental com abordagem qualitativa em suas análises, a partir de conceitos e aproximações com a obra A miséria do mundo, de Pierre Bourdieu. O estudo contribui para a reconstrução das trajetórias de professores, demarcando situações de exclusão e discriminação vivenciadas nos tempos e espaços escolares. PALAVRAS-CHAVE: Memória Docente; Discriminação; Exclusão; Misérias.

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