
POR UMA EDUCAÇÃO LITERÁRIA ANTIRRACISTA
2022; Issue: 18 Linguagem: Português
10.47249/rba2022577
ISSN2446-8584
AutoresPaulo Ailton Ferreira da Rosa,
Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoNo centro dos debates contemporâneos em torno da obra de Monteiro Lobato está o argumento do preconceito racial expresso em seus textos, em especial nos que compõem o ciclo do Sítio do Picapau Amarelo. Avança um movimento de diversos autores em defesa da reescritura desses textos, propondo releituras e adaptações que recontam e reelaboram essas narrativas retirando passagens que hoje entendemos racistas e, até mesmo, personagens que estejam no protagonismo delas. Perante isso, o objetivo deste artigo é demonstrar como uma leitura crítica do texto integral de “Reinações de Narizinho” pode ser muito mais efetiva na concretização de uma educação antirracista do que o apagamento dessas marcas, que pode acabar resultando em um esquecimento da perenidade e da difusão deste tipo de violência em nossa sociedade e cerceando oportunidades de debate em torno da mesma.
Referência(s)