
O ESPAÇO ESCOLAR E AS “ALFAIAS” PARA O ENSINO INICIAL DA LEITURA PELO MÉTODO PORTUGUÊS DE ANTÓNIO FELICIANO DE CASTILHO
2022; Issue: 18 Linguagem: Português
10.47249/rba2022663
ISSN2446-8584
AutoresCésar Augusto Castro, Carlota Boto, Justino Magalhães,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste artigo objetivo analisar os espaços escolares e as alfaias para proposto por António Feliciano de Castilho para ser adotado nas escolas portuguesas e brasileiras. Para tanto, utilizamos como fonte as obras escritas pelo autor. Descrevemos, em princípio os fundamentos teóricos que orientam a compreensão sobre a temática da cultura material escolar e, em seguida, descrevemos aspectos biográficos e a circulação do seu método no país de origem e no Brasil. Por fim, analisamos os espaços e os artefatos a serem adotados nas escolas para a aplicação da sua proposta do ensino inicial leitura, da escrita e do bem falar de forma rápida e aprazível. Concluímos, que os objetos se constituíam em requisitos necessários para a aplicação e efetividade do método.
Referência(s)