Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Estudo descritivo sobre o sistema de avaliação de cursos de educação superior em Portugal

2022; UNIVERSIDADE DE SOROCABA; Volume: 27; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1414-40772022000200008

ISSN

1982-5765

Autores

Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra, Carlinda Leite,

Tópico(s)

Higher Education Governance and Development

Resumo

O artigo apresenta um estudo que teve como objetivo analisar a avaliação de cursos do ensino superior em Portugal decorrente do Processo de Bolonha. A pesquisa seguiu uma metodologia de orientação qualitativa, de caráter descritivo e de análise documental, focada nos critérios e procedimentos seguidos pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, responsável por este processo em Portugal. Os resultados obtidos apontam que a avaliação de cursos, à semelhança do que é desejado no Espaço Europeu de Ensino Superior, tem como intenção garantir a qualidade da educação e apoiar os planos de melhoria da educação superior em Portugal. Os resultados permitiram ainda constatar que a qualidade, sendo um conceito historicamente situado, nesta era da globalização, é associada às exigências do mercado e da internacionalização, isto é, está em linha com a ideia de que este nível de ensino tem a função de produzir conhecimento numa rede de contatos e parcerias internacionais.

Referência(s)