
Mulheres Artistas de Movimentos Musicais Nordestinos no Contexto Brasileiro (1970-1985)
2023; Faculdade Santo Agostinho; Volume: 20; Issue: 9 Linguagem: Português
10.12819/2023.20.9.10
ISSN2317-2983
AutoresMilton Moura, Davi Miguel de Souza Santos,
Tópico(s)Youth, Politics, and Society
ResumoEste artigo versa sobre as mulheres nos movimentos musicais nordestinos na década de 1970. Investiga-se a relação de Amelinha, Elba Ramalho, Cátia de França e Terezinha de Jesus com os estereótipos de uma determinada elaboração de nordestinidade. Nos anos 1970, ocorreu a migração de artistas nordestinos para o Sudeste. Esse grupo, que compreende múltiplos jovens de diferentes estados da região, é compreendido enquanto uma segunda geração de artistas nordestinos na História da Música Brasileira. No Sudeste, precisaram lidar com a incidência da nordestinidade sobre suas trajetórias. Diversos autores servem de base para a presente pesquisa, sendo que o estudo de Muniz Albuquerque Jr. (2011) acerca da invenção do Nordeste se posiciona de forma central. Importa aqui analisar, através das fontes jornalísticas e audiovisuais, como Amelinha, Elba Ramalho, Cátia de França e Terezinha de Jesus se posicionaram frente às imposições dos estereótipos de “cantora nordestina”. Palavras-chave : Cantoras Nordestinas. Amelinha. Elba Ramalho. Cátia de França. Terezinha de Jesus. ABSTRACT This article is about women in the northeastern music movements in the 1970s. It deals with the relationship of Amelinha, Elba Ramalho, Cátia de França, and Terezinha de Jesus with the stereotypes of a specific construction of northeastern identity. In the 1970s, there was a migration of northeastern artists to the Southeast. This group, consisting of young individuals from different states in the region, is understood as a second generation of northeastern artists in the history of Brazilian music. In the Southeast, they had to deal with the impact of northeastern identity on their trajectories. Several authors serve as the basis for this research, but Muniz Albuquerque Jr.'s (2011) study on the invention of the Northeast occupies a central position. It is important here to analyze, through journalistic and audiovisual sources, how Amelinha, Elba Ramalho, Cátia de França, and Terezinha de Jesus positioned themselves in the face of the impositions of the stereotypes of "northeastern singers." Keywords : northeastern singers. Amelinha. Elba Ramalho. Cátia de França. Terezinha de Jesus.
Referência(s)