Artigo Acesso aberto Produção Nacional

FAMÍLIA DOS JOGOS ESPORTIVOS COM RAQUETES: METODOLOGIA E PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS

2017; UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA; Volume: 25; Issue: 4 Linguagem: Português

10.31501/rbcm.v25i4.8433

ISSN

2237-9002

Autores

Da Silva, Laura Cecília Leite de Souza, Katiane Telma Oliveira Lourenço Calado, Cláudio Benites da Silva, Riller Silva Reverdito,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Objetivou apresentar os procedimentos pedagógicos para o ensino dos esportes com raquetes pautando-se na família de jogos esportivos. Os resultados indicam que embora os jogos esportivos com raquetes apresentem características específicas e auto afirmativas que os constituem como únicos, elementos estruturais (regras, implemento, jogadores e alvo), elementos funcionais operacionais de ataque (lançar a bola/implemento para o espaço adversário com o objetivo de marcar pontos) e de defesa (controlar a bola devolvendo para o espaço adversário) e regras de ação de ataque (tentar marcar o ponto, tentar lançar a bola com maior nível de dificuldade e controlar a bola para devolver ao campo adversário) e defesa (antecipar a trajetória do ataque, persuadir o erro do adversário, impedir o ponto) são similares em todos, os integrando a família de jogos esportivos com raquetes. Foi possível explorar diferentes manifestações de jogos esportivos com raquetes, ampliando as possibilidades de desta manifestação esportiva.

Referência(s)