Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

“Eu não sou como você pensa”

2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 22; Issue: 2 Linguagem: Português

10.14393/rep-2023-67442

ISSN

1982-7660

Autores

Sebastiana Araújo Filha, Hiran de Moura Possas,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O artigo é resultado de pesquisa que analisou, pela perspectiva de estudantes LGBTQIA+, quais e como se reproduzem identificações de gênero, no contexto de uma escola da rede pública estadual do sudeste do Pará. Metodologicamente, sob orientações de aportes interdisciplinares, em especial da História Oral, foram realizadas entrevistas dialógicas com os interlocutores da pesquisa, cujas identidades são preservadas por questões éticas. As principais categorias analíticas observadas “a descoberta do corpo, família e escola” receberam ensaios interpretativos. Os resultados reafirmam a importância da escola, como um dos espaços estratégicos e privilegiados, para a transformação de comportamentos e promoção de debates, visibilidades e participação crítica de estudantes LGBTQIA+.

Referência(s)
Altmetric
PlumX