
Estrutura narrativa, subjetivação e memória social como expressões da crítica de mídia em Tempos de Paz
2023; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 17; Issue: 33 Linguagem: Português
10.11606/issn.1982-677x.rum.2023.213111
ISSN1982-677X
AutoresCíntia Liesenberg, Fernanda Elouise Budag,
Tópico(s)Arts and Performance Studies
ResumoEste artigo analisa Tempos de paz (2009), drama histórico brasileiro dirigido por Daniel Filho e baseado na peça teatral de Bosco Brasil. Partindo da temática da migração e da cidadania cultural, a construção narrativa inter-relaciona diferentes esferas de abordagem que, articuladas entre si, permitem a apreensão de sentidos da obra em torno da memória social, dos processos de sujeição e subjetivação, e do entrelaçamento entre os campos estético e político que a constituem; fazendo-nos, ainda, pensar sobre a substância humana. O desfecho é a escolha por um formato narrativo híbrido (em diálogo com o teatro) que culmina na validação da cena enunciativa maior que o filme busca exaltar: a homenagem a diferentes e grandes imigrantes que contribuíram para diferentes aspectos da cultura, pesquisa e conhecimento do país.
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