
Engenharia, gênero e formação em ciências exatas
2023; Volume: 18; Issue: especial Linguagem: Português
10.21713/rbpg.v18iespecial.1893
ISSN2358-2332
AutoresGeorgia de Souza Assumpção, Amanda Ferreira, Júlia Montegutti Cândido, Paula Halegua, Alexandre de Carvalho Castro,
Tópico(s)Gender, Sexuality, and Education
ResumoEsse artigo tem como propósito realizar uma análise da participação feminina em cursos superiores da área de ciências exatas, notadamente nas engenharias, em que há maior participação de discentes e docentes do sexo masculino. A metodologia utilizada incluiu a aplicação de questionário a alunas e alunos de uma instituição de ensino superior, – o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – que oferece, majoritariamente, cursos na área de ciências exatas. A discussão de resultados, pautada pelo referencial de estudos de gênero, incorporou análises quantitativas e qualitativas e assim constatou que os cursos de engenharia investigados mantêm práticas discursivas e relações de poder sexualizadas, implicadas na dominação masculina hegemônica dentro desse segmento profissional.
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