Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Engenharia, gênero e formação em ciências exatas

2023; Volume: 18; Issue: especial Linguagem: Português

10.21713/rbpg.v18iespecial.1893

ISSN

2358-2332

Autores

Georgia de Souza Assumpção, Amanda Ferreira, Júlia Montegutti Cândido, Paula Halegua, Alexandre de Carvalho Castro,

Tópico(s)

Gender, Sexuality, and Education

Resumo

Esse artigo tem como propósito realizar uma análise da participação feminina em cursos superiores da área de ciências exatas, notadamente nas engenharias, em que há maior participação de discentes e docentes do sexo masculino. A metodologia utilizada incluiu a aplicação de questionário a alunas e alunos de uma instituição de ensino superior, – o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – que oferece, majoritariamente, cursos na área de ciências exatas. A discussão de resultados, pautada pelo referencial de estudos de gênero, incorporou análises quantitativas e qualitativas e assim constatou que os cursos de engenharia investigados mantêm práticas discursivas e relações de poder sexualizadas, implicadas na dominação masculina hegemônica dentro desse segmento profissional.

Referência(s)