Artigo Acesso aberto

A DANÇA COCO NO CHÃO DA ESCOLA

2021; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.33025/tefe.v6i1.3381

ISSN

2525-5916

Autores

Flávio Campos de Morais, Gleiciely Nascimento Henrique, Thais Maria Da Silva, Adriano Florêncio Da Silva,

Tópico(s)

Physical Education and Sports Studies

Resumo

A dança se legitima como objeto de estudo e ensino da Educação Física e suas contribuições pedagógicas e culturais vêm sendo investigadas, contribuindo para sua valorização como conteúdo no processo ensino/aprendizagem na escola e, no presente estudo, tem a dança coco entendida como manifestação folclórica que traduz as expressões da cultura de nossa sociedade. Objetivou-se propor uma alternativa de materialização da dança coco enquanto conteúdo da Educação Física numa perspectiva de ampliação dos saberes socioculturais e educacionais dos escolares. Para a coleta de dados utilizamos roteiro de perguntas, anotações das vivências e transcrição das respostas dos alunos. Como resultado, concluímos que os alunos que participaram da vivência, conseguiram ampliar seus horizontes conceituais sobre a dança coco e a prática pedagógica tornou-se significativa quando o novo conteúdo foi incorporado às estruturas de conhecimento dos alunos passando a adquirir significado para ele ao manter relação com a sua vivência.

Referência(s)