Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Product placement no cinema Blockbuster: Um estudo sobre Capitão América: Guerra Civil (2016)

2023; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 17; Issue: 1 Linguagem: Português

10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2023.206373

ISSN

1982-1689

Autores

Maria Clara Vieira Prates, Gustavo Souza Santos,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

O product placement é uma técnica utilizada para a promoção de marcas, produtos e serviços como uma estratégia alternativa à saturação midiática tradicional e à baixa adesão de público aos modelos convencionais de reclames. Desse modo, como parte de narrativas de filmes, seriados, novelas e outros, as inserções dessa tática se integram aos enredos, construindo discursos simbióticos de conteúdo promocional e de entretenimento. Este estudo analisou o desenvolvimento da técnica de product placement no filme Capitão América: Guerra Civil (2016), considerando especificidades do mercado blockbuster e novas circularidades para a produção publicitária.

Referência(s)
Altmetric
PlumX