
Product placement no cinema Blockbuster: Um estudo sobre Capitão América: Guerra Civil (2016)
2023; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 17; Issue: 1 Linguagem: Português
10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2023.206373
ISSN1982-1689
AutoresMaria Clara Vieira Prates, Gustavo Souza Santos,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO product placement é uma técnica utilizada para a promoção de marcas, produtos e serviços como uma estratégia alternativa à saturação midiática tradicional e à baixa adesão de público aos modelos convencionais de reclames. Desse modo, como parte de narrativas de filmes, seriados, novelas e outros, as inserções dessa tática se integram aos enredos, construindo discursos simbióticos de conteúdo promocional e de entretenimento. Este estudo analisou o desenvolvimento da técnica de product placement no filme Capitão América: Guerra Civil (2016), considerando especificidades do mercado blockbuster e novas circularidades para a produção publicitária.
Referência(s)