Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Um olhar sobre as mudanças e os desafios para a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais de 2019 nos cursos de engenharia

2023; INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE; Volume: 22; Issue: 2 Linguagem: Português

10.15536/thema.v22.2023.565-583.2988

ISSN

2177-2894

Autores

Fabio Telles,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A organização curricular dos cursos de graduação é fundamentada nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) propostas pelo Conselho Nacional de Educação. Em abril de 2019, foram instituídas novas diretrizes para os cursos de graduação em engenharia. Tendo isso em vista, este artigo buscou avaliar as mudanças apresentadas na nova resolução, a fim de verificar as principais adequações que os cursos de engenharia precisam realizar em seus currículos para alinharem-se às novas diretrizes. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, utilizando-se da legislação pertinente para verificar as alterações previstas, bem como de artigos e livros para a discussão de aspectos relevantes. O estudo mostrou que as novas DCNs trazem várias alterações importantes com vistas a adequar os cursos ao contexto atual da engenharia. Alguns desafios para a readequação dos currículos e críticas ao direcionamento dado pelas diretrizes também foram analisados à luz da literatura. Espera-se que os apontamentos relatados por esta pesquisa auxiliem no esclarecimento dos pontos mais importantes das novas diretrizes curriculares dos cursos de engenharia.

Referência(s)
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