
O emoji de riso como signo ideológico: compreendendo o sujeito que ri em postagens do Facebook sobre pobreza e precarização do trabalho
2023; Volume: 25; Issue: 1 Linguagem: Português
10.21680/1517-7874.2023v25n1id31124
ISSN2236-0883
AutoresOrlando Silva de Oliveira, José Cezinaldo Rocha Bessa,
Tópico(s)Linguistics and Discourse Analysis
ResumoAs transformações sociais e políticas no Brasil e no mundo têm influenciado a consciência da população. Nesse contexto, o surgimento e a evolução das redes sociais digitais têm possibilitado compreender a expressão dessa consciência por meio das diversas formas de interações realizadas pelos sujeitos nesses espaços. O emoji, em particular, é uma forma expressiva de interação presente nas publicações nas redes sociais. Neste estudo, pretendemos analisar a utilização do emoji de riso (Haha) como uma forma de reação discursiva em publicações sobre pobreza e precarização do trabalho em perfis da Folha de S. Paulo e do UOL Notícias no Facebook. Nosso objetivo é compreender o sujeito que ri diante desses problemas sociais e o posicionamento axiológico desse riso como uma forma de expressão. A pesquisa se baseia na teoria dialógica do Círculo de Bakhtin e segue uma abordagem metodológica interpretativa e qualitativa. Como resultado, identificamos que a utilização do emoji de riso (Haha) no Facebook serviu como elemento indiciário para a identificação de sujeitos que compartilham valores ideológicos do movimento político-social denominado "bolsonarismo".
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