
DO CONTO À DRAMATURGIA
2022; Volume: 25; Issue: 2 Linguagem: Português
10.55391/2676-0118.2022.2671
ISSN2676-0118
AutoresFilismina Fernandes Saraiva, Nerivaldo Alves Araújo,
Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoO texto trata do transbordamento de contos de Mestre Didi para outras artes, demonstrando a inespecificidade da literatura como uma característica da arte contemporânea. Sendo o conto uma narrativa mínima, de fácil uso na educação, alguns de seus contos foram transformados em autos coreográficos e encenados na experiência da Minicomunidade Oba Biyi. Por que Oxalá usa ekodidé é destacado, porque é um conto que foi recriado a partir de um mito afro-brasileiro, ilustrado pelo artista Lenio Braga e transformado em objeto-arte, teve edições fac-similares e, por fim, foi transformado em auto e encenado. A pesquisa usada é do tipo qualitativa, com procedimentos da bibliográfica. Alguns teóricos consultados são Luz (2002; 2011); Santos (2007); Garramuño (2014); e Brizuela (2014). Política de acesso aberto padrão Diamante (Diamond Road Open Access).
Referência(s)