
Análise de dados, a disseminação do Coronavírus no Brasil, uma introdução a programação em linguagem R
2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 9 Linguagem: Português
10.55905/revconv.16n.9-086
ISSN1988-7833
AutoresHeron Viterbre Debique Sousa, Ícaro Viterbre Debique Sousa, Iuri dos Santos Manoel, Artur Saturnino Rodrigues, Daniela Aparecida Mafra, Haron Calegari Fanticelli, Antonio Mendes Magalhães Júnior, Tiago dos Santos Cardoso,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoUm novo vírus surge ao final de 2019, da família Coronaviridae, causador de uma síndrome respiratória aguda grave (COVID-19), emergiu em Wuhan, província de Hubei, China (HEYMANN, 2020). Diante da pandemia do novo coronavírus, houve uma enorme demanda de novas ferramentas e estratégias pedagógicas de ensino e aprendizagem. Diante deste contexto, foi elaborado pelo grupo PET Bioquímica da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) um minicurso de introdução à programação em R, que foi ministrado à discentes do curso de Bioquímica (UFSJ) e posteriormente aberto a alunos de outras instituições. O curso foi ministrado pelo mestre em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) Ícaro Viterbre Debique Sousa, que criou um sistema de apostilas para introduzir aos alunos o conteúdo baseando nas estruturas pedagógicas utilizadas por Wickham e Grolemund (2016). Com intuito de incentivar e propagar o uso da linguagem R 3.5.3 na grade curricular, e aperfeiçoar habilidades, este projeto uniu a prática de programação à realidade dos alunos da instituição, usando dados atuais da pandemia.
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