
Ensino de ciências e saúde na educação popular: relatos de experiências e contribuições dos temas transversais
2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 9 Linguagem: Português
10.55905/revconv.16n.9-102
ISSN1988-7833
AutoresMaria Isabel Silva De Moraes, Aiane Mara Da Silva,
Tópico(s)Health, Nursing, Elderly Care
ResumoReconhecendo o exercício do poder, formando profissionais e sujeitos, muitas ações de educação para comunidades em situação de vulnerabilidade são oportunidade para pessoas. Mais que pautas, a violência contra a mulher, as questões da diversidade sexual e de gênero e da deficiência são elos de uma corrente social que vão da infância à senescência, refletindo preconceitos e dificuldades como um espelho e, dessa forma, conformando o ciclo de discriminação e exclusão. Para que transformação da sociedade, a partir da educação e saúde como direitos sociais, esses sujeitos precisam de alteridade e perspectivas reais. Este relato de experiência pretende apresentar, uma discussão sobre: 1) a formação social das periferias e os determinantes que a condicionam; 2) como ensino de ciências se dá na formação de profissionais das áreas de educação, saúde e ciências sociais; 3) como temas transversais das ciências podem ser trabalhados em ações de projetos formadores dos cursos de bacharelado no campo do saber da saúde e ciências sociais e 4) o tripé ensino, pesquisa e extensão contribui nos processos identitários para formação de sujeitos sociais. Nesse sentido, nota-se a relevância de mais estudos para estabelecer estratégias para educação comunitária, tendo como base a justiça e promoção social.
Referência(s)