
ANÁLISE DOS PCNS PARA A BNCC DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
2023; Volume: 23; Issue: 3 Linguagem: Português
10.25110/educere.v23i3.2023-006
ISSN1982-1123
AutoresEllen Caroline Lamounier Rodrigues do Amaral, Iel Marciano de Moraes Filho, Leila Mendes Araújo, Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha, Osmar Pereira dos Santos, Lidia Mendes de Araujo, André Luiz Araújo Cunha,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoA presente pesquisa busca analisar as diretrizes curriculares voltadas para a primeira fase do Ensino Fundamental, procurando identificar qual a visão de educação que orienta tal formulação e, ainda, quais as mudanças que ocorreram, a partir de uma análise comparativa entre os PCNs e a BNCC. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica. A busca foi realizada em agosto de 2022, incluem-se teses e dissertações disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, artigos científicos disponíveis no Portal de Periódicos Capes e Google Acadêmico, tangendo o recorte temporal de 2015 a 2022. A análise foi guiada em 6 tópicos para melhor compreensão: 1) a influência dos organismos internacionais na educação brasileira, 2) políticas educacionais e suas repercussões na organização do currículo da educação básica, 3) orientações curriculares nos anos iniciais do ensino fundamental (um paralelo entre os PCN´s e a BNCC), 4) a formação de habilidades e competências e as avaliações em larga escala, 5) A formação de habilidades e competências e as avaliações em larga escala, 6) Semelhanças e as diferenças entre os PCNs e a BNCC. Em suma, a análise nos traz a prerrogativa de que tanto os esforços públicos nacionais quanto as políticas mundiais não são para melhorar o nível e o desenvolvimento educacional da população, mas sim para suprir os anseios capitalistas. Desta forma, mais uma vez fica evidente o ideário que “há escola de rico e escola de pobres”!
Referência(s)