Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Percepções sobre o fenômeno da projeção e formação de imagens no ensino de física

2023; Faculdade Novo Milênio; Volume: 16; Issue: 9 Linguagem: Português

10.54751/revistafoco.v16n9-055

ISSN

1981-223X

Autores

Antônio Xavier Gil, Aldair Lucas Viana Caldas, Renato Costa Mena Barreto, Fabricio Filizola Souza, Bruno Avelino Leal, Luiz Feitosa Gomes, Evanilson da Silva Andrade, Jean Negreiros Ferreira,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este trabalho tem como objetivo verificar as percepções de 15 estudantes, do Curso de Licenciatura em Física da UFAM, sobre a projeção e formação de imagens no ensino de Física. Para tal, realizou-se uma atividade de pesquisa e debate, em seguida uma abordagem de ensino por experimentação significativa, acompanhada de uma oficina com experimento simples e, por fim, uma atividade com animação e simulação. Usou-se, como instrumento de coleta de dados, a observação em sala de aula e o questionário antes e após as atividades. Como resultado das percepções dos estudantes, observou-se que a investigação é importante para o conhecimento histórico dos projetores de imagens, e que as descobertas e verificações dos conceitos de física contribuíram para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, bem como a experimentação para compreender, de maneira real, como se processa a formação das imagens e as animações como possibilidades de tornar as aulas mais dinâmicas. Assim, a pesquisa aponta caminhos metodológicos para uma aprendizagem de física mais atrativa.

Referência(s)
Altmetric
PlumX