
GESTÃO DE SALA DE AULA: UMA ABORDAGEM DA LIDERANÇA SITUACIONAL PARA GARANTIR A APRENDIZAGEM INDIVIDUAL
2023; Faculdade Novo Milênio; Volume: 16; Issue: 9 Linguagem: Português
10.54751/revistafoco.v16n9-066
ISSN1981-223X
AutoresGilberto Abud, Katia Adriana Leite de Campos Abud, Reginaldo Luiz Gonçalves,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoAtualmente a evolução tecnológica aplica seus recursos para a melhoria de produtos e serviços nas empresas. A escola, mais especificamente a sala de aula necessita de um algo a mais para uma gestão eficaz do que simplesmente a utilização dos recursos materiais para a aplicação de técnicas, métodos e processos. O diagnóstico individual dos alunos é de extrema importância para que se analise em que momento de maturidade e motivação ele se encontra para a realização das atividades. O professor deve exercer essa liderança em sala de aula como ferramenta para uma gestão eficaz diante da heterogeneidade das turmas em que atua, somada as diferentes situações familiares e sociais de cada aluno. A Teoria da Liderança Situacional se apresenta como um recurso eficiente, eficaz e efetivo, visto que ela não é uma teoria acabada, mas que se desenvolve durante a caminhada, verificando qual a necessidade de cada aluno no momento da aplicação das atividades. A maturidade e a motivação vão determinar o comportamento do professor, que deverá inicialmente dirigir e guiar, dando uma supervisão adequada até o momento em que se possa delegar e monitorar o processo proposto. A formação de cidadãos prontos para atuar na sociedade como protagonistas de suas próprias vidas será concretizada com a combinação de material e conteúdo de qualidade aliada a atenção e a motivação oferecida pelo professor no exercício de sua liderança, bem como, na construção de um ambiente favorável de forma flexível e concreta, visto que a sociedade busca inovação para as situações sempre novas em que se deve tomar decisões de forma rápida e assertiva.
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