Artigo Acesso aberto Produção Nacional

TEATRO CIENTÍFICO COMO UMA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ESTUDO DOS ANIMAIS

2023; Linguagem: Português

10.22407/2176-1477/2023.v14.2158

ISSN

2176-1477

Autores

Letícia Sousa dos Santos Ferreira, Wedson de Medeiros Silva Souto, Patrícia Maria Martins Nápolis,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Abordagens diferenciadas no estudo dos animais na educação básica são amplamente discutidas em pesquisas brasileiras. Apesar disso, poucos estudos relatam o teatro como estratégia viável para o ensino e aprendizagem da fauna, sobretudo, espécies silvestres que sofrem com as ações antrópicas. Nesse sentido, o presente estudo apresenta resultados de uma experiência com encenação de histórias produzidas por estudantes do ensino médio sobre animais silvestres. Trata-se de um estudo qualitativo, com abordagem descritiva. A experiência ocorreu durante a Oficina “Teatro: Transformando a imaginação em realidade”, realizada em um Projeto de Extensão sobre conhecimento da fauna nativa no Meio-Norte do Brasil. Um total de 63 estudantes participou das peças teatrais. Destacaram-se em suas apresentações “personagens” como ararinha-azul (Cyanopsita spixii), onça-pintada (Panthera onca) e capivara (Hydrochoerus hydrochaeris). As histórias estavam direcionadas para o tráfico de animais, queimadas, desmatamento e a caça para consumo. Concluímos que a utilização do teatro como estratégia metodológica, assim como as peças produzidas na experiência relatada, favorece a aprendizagem, além de contribuir na formação e sensibilização diante dos problemas ambientais que afetam a fauna e os demais organismos vivos.

Referência(s)