
Quadrinhos, masculinidades e livros didáticos: quem são os heróis na História?
2022; Volume: 16; Issue: 31 Linguagem: Português
10.5433/2237-9126.2022v16n31p157
ISSN2237-9126
Autores Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoEste artigo procura estabelecer um diálogo entre os processos de subjetivação das masculinidades e o ensino escolar por meio da utilização de histórias em quadrinhos, analisando as referências a HQs presentes nas duas coleções de livros didáticos de História mais distribuídos pelo PNLD 2020. A análise desse material é feita a partir da teoria filosófica de Deleuze e Guattari e as ideias dos pensamentos nômades e rizomáticos, na medida em que observa linhas de fuga possíveis às segmentaridades impostas pelos dualismos homem/mulher, adulto/criança, comumente presentes nas relações de gênero e na educação. Esse exercício sugere possibilidades e abordagens de ensino que estimulam o surgimento de múltiplas consciências históricas.
Referência(s)