
COVID-19 e saúde mental: preocupações de estudantes do ensino superior do estado do Ceará
2023; Editora Rede UNIDA; Volume: 9; Issue: 3 Linguagem: Português
10.18310/2446-4813.2023v9n3.4084
ISSN2446-4813
AutoresEliany Nazaré Oliveira, Paulo Almeida Pereira, Paulo César de Almeida, Flávia Regino Oliveira, Ravena Petra Mororó Ziesemer, Lidiane Monte Lima Muniz, Lídia Cristina Monteiro da Silva, João Breno Cavalcante Costa, Gleisson Ferreira Lima,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoObjetivo: Objetivou-se apresentar as principais preocupações de estudantes do ensino superior do estado do Ceará, durante a pandemia da COVID-19. Metodologia: Trata-se de recorte de pesquisa maior denominada “Repercussões da pandemia do novo coronavírus na saúde mental dos estudantes de ensino superior”. Estudo descritivo e exploratório que utilizou abordagem transversal. A pesquisa contou com amostra de 3.691 alunos que participaram do estudo. Devido ao contexto da pandemia, a coleta de dados foi realizada por meio remoto, via Google Forms. Resultados: O estado de Saúde Mental, de forma global, as dimensões Bem-Estar Positivo e Distresse e as dimensões primárias apresentaram tendência para diminuir com o aumento da preocupação com a continuidade do curso de forma presencial. O estudo apresentou insegurança por parte dos estudantes universitários quanto ao retorno das aulas e de como seria o “novo normal”. Quanto ao medo de ser infectado e em relação à preocupação ao sair de casa, respectivamente, 76,72% e 84,85% apresentaram estado de saúde mental inferior, demonstrando, assim, como a pandemia fragilizou a saúde mental. Conclusão: Os resultados apresentaram validação estatisticamente significativas tanto para a Escala global quanto para as dimensões primárias. À vista desse panorama, constata-se o quanto a pandemia e o isolamento social repercutiram em emoções de medo e preocupação, estes sentimentos interferiram negativamente na saúde mental dos estudantes pesquisados.
Referência(s)