Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Explorando a Percepção Socioambiental dos Alunos sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar

2023; Volume: 6; Linguagem: Português

10.21166/metapre.v6i.4142

ISSN

2674-9009

Autores

Nícolas Firmiano Flores,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Este plano de aula foi desenvolvido para alunos do 2º ano do Ensino Médio, com o objetivo de compreender a percepção dos estudantes sobre as mudanças na Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar, bem como promover uma consciência socioambiental mais profunda. A metodologia engloba 12 aulas, com foco em estratégias ativas como Trabalho em Pequenos Grupos, pesquisa bibliográfica, discussões, questionamentos e mapas conceituais. Os objetivos específicos incluem avaliar a percepção socioambiental dos alunos, identificar fontes de informação sobre a crise socioambiental, analisar relações entre essa crise e a Bacia Hidrográfica, compreender o papel da escola e sociedade na sustentabilidade e gerar aspectos para a Educação Ambiental. A avaliação será formativa e contínua, levando em consideração a participação, comportamento, entrega de trabalhos individuais e em grupo, criatividade e avaliação escrita. Serão utilizados recursos como laboratório de informática ou biblioteca, além de materiais recicláveis para a construção de maquetes. A estrutura do plano busca fomentar o pensamento crítico, a interação e a participação ativa dos alunos, permitindo-lhes explorar e compreender as complexidades da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar. As referências utilizadas incluem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e obras que respaldam as estratégias didáticas propostas.

Referência(s)
Altmetric
PlumX