
PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE FÍSICA SOBRE TRÊS ESTUDOS DE CASO: UMA ANÁLISE ORIENTADA PELO MODELO DE TOMADA DE DECISÃO DE KORTLAND
2023; Linguagem: Português
10.22407/2176-1477/2023.v14.1964
ISSN2176-1477
AutoresEdmundo Rodrigues, Cassiana Barreto Hygino Machado,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoOs conceitos relacionados ao ensino de ciências muitas vezes são transmitidos de forma descontextualizada da realidade discente, levando-o a memorizar os conteúdos. Buscando melhorar esse cenário aplicamos a estudantes em formação continuada três estudos de caso com potencial sociocientífico. Os casos envolviam um planejamento de uma aula de física, a interferência entre os sinais de televisão e celular e o desenvolvimento de máquina térmica. A análise das percepções dos estudantes em relação aos casos foi orientada pelo modelo de tomada de decisão proposto por Kortland (1996). O modelo mostrou-se eficaz, pois permitiu que os estudantes destacassem aspectos ambientais e sociais tais como: preocupações com problema da emissão de gás carbônico pelas máquinas térmicas; possíveis efeitos biológicos das radiações emitidas pela radiação microonda advinda do celular; substituição do trabalho humano pelas máquinas e a necessidade de um envolvimento da família num planejamento de uma aula de física. Espera-se que este trabalho possa oferecer subsídios aos estudantes de pós-graduação para a criação e aplicação de seus próprios casos em sua prática em sala de aula.
Referência(s)