Artigo Acesso aberto Produção Nacional

PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE FÍSICA SOBRE TRÊS ESTUDOS DE CASO: UMA ANÁLISE ORIENTADA PELO MODELO DE TOMADA DE DECISÃO DE KORTLAND

2023; Linguagem: Português

10.22407/2176-1477/2023.v14.1964

ISSN

2176-1477

Autores

Edmundo Rodrigues, Cassiana Barreto Hygino Machado,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Os conceitos relacionados ao ensino de ciências muitas vezes são transmitidos de forma descontextualizada da realidade discente, levando-o a memorizar os conteúdos. Buscando melhorar esse cenário aplicamos a estudantes em formação continuada três estudos de caso com potencial sociocientífico. Os casos envolviam um planejamento de uma aula de física, a interferência entre os sinais de televisão e celular e o desenvolvimento de máquina térmica. A análise das percepções dos estudantes em relação aos casos foi orientada pelo modelo de tomada de decisão proposto por Kortland (1996). O modelo mostrou-se eficaz, pois permitiu que os estudantes destacassem aspectos ambientais e sociais tais como: preocupações com problema da emissão de gás carbônico pelas máquinas térmicas; possíveis efeitos biológicos das radiações emitidas pela radiação microonda advinda do celular; substituição do trabalho humano pelas máquinas e a necessidade de um envolvimento da família num planejamento de uma aula de física. Espera-se que este trabalho possa oferecer subsídios aos estudantes de pós-graduação para a criação e aplicação de seus próprios casos em sua prática em sala de aula.

Referência(s)