ENSINO MÉDIO INTEGRADO E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA COMO POSSIBILIDADES PARA UMA FORMAÇÃO DEMOCRÁTICA E EMANCIPATÓRIA
2022; Departamento de História - Colégio Pedro II; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português
10.33025/ceb.v7i2.2542
ISSN2525-2879
AutoresEduardo dos Anjos Mota, Marcos Pavani de Carvalho,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoNo presente artigo apresentamos um recorte de um estudo de mestrado, no qual discutimos o referencial teórico da pesquisa. O objetivo do trabalho é elaborar e avaliar uma proposta metodológica que auxilie os docentes a trabalharem a questão da matemática financeira numa perspectiva multidisciplinar e de forma crítica. A pesquisa é realizada no CampusRio Pomba do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Como sujeitos da pesquisa foram escolhidos quatro docentes do curso técnico integrado em Zootecnia. O trabalho de campo sistemático foi realizado com os sujeitos da pesquisa por meio de entrevista semiestruturada, cujo objetivo foi: fazer um levantamento do perfil profissional dos docentes, analisar como e se a temática do consumo é abordada durante as aulas, se os docentes incentivam o pensar crítico dos estudantes no que se refere a essa temática, se os docentes conseguem perceber a diferença entre matemática financeira e educação financeira e se eles pensam ser possível trabalhar esse tema de forma multidisciplinar. Utilizamos a análise de conteúdo, segundo Bardin (2011), como método para organizarmos os dados. Acreditamos que a educação financeira se ensinada de forma crítica e multidisciplinar contribua com a formação crítica e emancipatória dos sujeitos e seja um importante fator de democracia.
Referência(s)