ENSINO DE BOTÂNICA: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA NO SUDOESTE DO AMAZONAS
2022; Departamento de História - Colégio Pedro II; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português
10.33025/ceb.v7i1.3577
ISSN2525-2879
AutoresPaula Regina Humbelino de Melo, Eliane Regina Martins Batista, Thiago Ferreira Abreu, Tatiana Souza de Camargo, Daniele do Nascimento Ferreira,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoA botânica é a ciência que estuda todas as características morfológicas, genéticas, fisiológicas e evolutivas dos vegetais, sendo seus conhecimentos essenciais para humanidade, uma vez que existe uma relação mútua com os seres vivos. Com a importância da botânica como ciência, este artigo apresenta uma análise da inserção de atividades didáticas no ensino de ciências naturais em uma escola ribeirinha no sudoeste do Amazonas, sendo o público-alvo estudantes de 7º, 8º e 9º ano da escola. A metodologia consistiu em uma breve análise do conteúdo sobre os vegetais no livro adotado pela escola, desenvolvimento de atividades práticas, como coleta de material botânico para a produção de exsicatas, aula prática de microscopia e o ensino lúdico, os dados foram analisados qualitativamente buscando refletir sobre o ensino de botânica na escola ribeirinha de São Miguel. Os resultados apontaram a importância da utilização de atividades práticas no processo de ensino de estudantes ribeirinhos, bem como as contribuições das atividades para a educação científica, além da necessidade de articulações de conhecimentos tradicionais e escolares. Diante dos resultados, é primordial que professores pensem em estratégias de interligação de conhecimento no ensino de ciências, principalmente ao considerar o público-alvo dessa pesquisa.
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