Artigo Acesso aberto

Remuneração de professores e resultados: há correlações?

2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 21; Issue: 9 Linguagem: Português

10.55905/oelv21n9-072

ISSN

1696-8352

Autores

Clériston José da Silva Andrade, Paulo César Marques de Andrade Santos, Rosilda Arruda Ferreira,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

O artigo aborda, a partir de pesquisa documental e bibliográfica, a possível correlação entre remuneração dos professores e resultados educacionais, utilizando, para efeitos comparativos, os municípios no âmbito da Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento do Polo Petrolina e Juazeiro. Trata-se de uma problemática relevante, uma vez que a valorização docente é uma demanda histórica e que esta suposta correlação é frequentemente discutida por setores da sociedade. Conforme evidenciado, não obstante os avanços já conquistados, os professores ainda convivem com baixos salários, excesso de carga horária, condições de trabalho insuficientes, entre outras dificuldades. Nesse sentido, no que se refere à remuneração, tem sido possível assistir a tentativas de relacionar um melhor pagamento aos professores com um resultado educacional satisfatório, o que nem sempre se confirma na prática. No caso específico da região estudada, os levantamentos permitiram concluir que não se sustenta, efetivamente, uma correlação entre a remuneração dos professores e os resultados educacionais obtidos nas escolas. O texto observa que, embora salários mais atrativos possam motivar os docentes, outros fatores se mostram igualmente relevantes para explicar os resultados obtidos. Desse modo, conclui-se que outras ações precisam ser adotadas pelos gestores públicos e dirigentes de educação para obterem-se resultados satisfatórios. Ademais, há a defesa da efetivação dos objetivos propostos para a RIDE do Polo Petrolina e Juazeiro quando de sua criação, visando à promoção de avanços sociais e econômicos em todos os municípios da região, inclusive na educação básica.

Referência(s)