Um currículo em movimento: músicos em mobilidade geográfica e social
2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 9 Linguagem: Português
10.55905/revconv.16n.9-163
ISSN1988-7833
AutoresPedro Rogério, Luiz Botelho Albuquerque, Fábio Costa Santos, Getuliana Sousa Colares, Adriana Souza Colares Santos,
Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoEste trabalho é um recorte de uma pesquisa doutoral intitulada “A viagem como um princípio na formação do habitus dos músicos que na década de 1970 ficaram conhecidos como Pessoal do Ceará”. A pesquisa se debruçou sobre a trajetória formativa desse grupo de intelectuais e artistas de onde surgiram para o cenário nacional nomes como Belchior, Ednardo e Fagner. A investigação categorizou aspectos referente às viagens como a preparação (condições objetivas e subjetivas), as motivações, a partida (ruptura), o percurso, a imprevisibilidade (superação), as primeiras impressões ou sensações, as necessidades, a relação com os conterrâneos, os contatos com outros artistas, a relação com a indústria cultural (televisão, rádio, jornal, produtores, gravadoras), os shows, a consolidação (ou não) da carreira musical, a decisão de permanecer, seguir viagem ou voltar e, para enriquecer as reflexões, realizou-se mais algumas questões: quais as consequências da mobilidade? Pergunta esta que traz implícitos os questionamentos: O que muda? Como muda? Foi utilizada a praxiologia de Pierre Bourdieu como arcabouço teórico e metodológico. Percebe-se na trajetória de intelectuais desde Homero (Grécia antiga), passando por Amadeus Mozart, Milton Nascimento e Luiz Gonzaga e chegando ao Pessoal do Ceará, a viagem opera uma aprendizagem que faz constatar que o deslocamento físico também implica em deslocamento cognitivo e afetivo levando a uma formação que especificamente a viagem é quem proporciona.
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