
A abordagem investigativa no contexto da pandemia: um estudo de caso
2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 9 Linguagem: Português
10.55905/revconv.16n.9-168
ISSN1988-7833
AutoresKeila Patricia Neris Santana, Mirley Luciene dos Santos, Cleide Sandra Tavares Araújo,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoAs moléculas podem se comportar de diferentes maneiras de acordo com seu estado físico. Entender este comportamento pode proporcionar a compreensão de como e porque a matéria pode mudar de um estado físico para outro e de que forma essas mudanças atuam nos fenômenos naturais. A presente pesquisa utilizou a abordagem investigativa, por meio de grupos no aplicativo WhatsApp para promover o reconhecimento da estrutura microscópica da matéria em seus diferentes estados físicos. O estudo de caso ocorreu em uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental II, de um Colégio público da rede Estadual de Goiás, durante a pandemia da Covid-19, no período em que as aulas presenciais foram suspensas, sendo realizadas aulas de forma remota. Foram utilizadas duas aulas da disciplina de Ciências da Natureza com aproximadamente 50 minutos cada. Embora a proposta tenha sido aplicada para 34 estudantes da turma, apenas 22 participaram ativamente. Porém obteve-se uma participação positiva e relevante dos participantes que elaboraram hipóteses, realizaram experimentos simples e chegarama a conclusões sobre os problemas que lhes foram apresentados. Evidenciou-se que mediante a novidade promovida pelo Ensino Remoto e o limitado acesso as tecnologias digitais, a obordagem investigativa é capaz de promover o protagonismo do estudante e construção de conhecimentos.
Referência(s)