
Relato de experiência de um grupo lúdico terapêutico de crianças com incongruência de gênero
2022; Volume: 23; Issue: 1 Linguagem: Português
10.52753/bis.v23i1.39649
ISSN1809-7529
AutoresBeatriz Barbosa Fejgelman, L. B. P. S. Lima, Patrícia Ribeiro Fernandes, Suzana Luisa Amorosino, Marileia Catarina Rosa, Ana Carolina De Albuquerque Cavalcanti Ferreira Novo, Luciane Gonzalez Valle, Daniel Augusto Mori Gagliotti, Alexandre Saadeh,
Tópico(s)Psychology and Mental Health
ResumoRelato sobre proposta inovadora, que se sustenta como ato terapêutico, lúdico e sequencial, objetivando encontros específicos para trabalhar de maneira psicoterápica questões ligadas às vidas e identidades, inclusive de gênero, dessas crianças. Em 2019, os pacientes de até 12 anos do Ambulatório Transdisciplinar de Identidade de gênero e Orientação Sexual (AMTIGOS) do Ipq/HC/FM/USP foram convidados a participar do Grupo de Brincar. O grupo foi acompanhado por uma equipe transdisciplinar e mediado por psicólogos que apresentaram atividades estruturadas de forma a favorecer a exploração por parte das crianças e compartilhamento de suas experiências de forma lúdica. Participaram 45 crianças de 4 a 12 anos, ao longo de dez encontros. Foram trabalhados temas como o corpo, a expressão de gênero, a família e preconceitos. Foi possível observar e acompanhar estas crianças no processo lúdico e terapêutico, bem como acolher as demandas espontâneas sem preconceitos, estigmas, ideologias ou enviesamentos comumente ditados pelas normas sociais vigentes relacionadas a gênero. Realizar atendimento de grupo com crianças nesta proposta demonstrou ter potencial ainda mais transformador para essa população, que muitas vezes sente-se solitária no que diz respeito à incongruência de gênero apresentada.
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