Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O USO DA INTERNET NA APRENDIZAGEM DE UNIVERSITA?RIOS: O QUE PENSAM OS ESTUDANTES?

2015; Institución Universitaria Americana; Volume: 8; Issue: 15 Linguagem: Português

10.21803/pensam.v8i15.81

ISSN

2745-1402

Autores

Gabriella Soares de Oliveira Negre, Adriana Lira,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este trabalho e? parte da pesquisa Juventude Internet Sociabilidades e Aprendizagens (JISA), desenvolvida pela Ca?tedra UNESCO de Juventude, Educac?a?o e Sociedade da Universidade Cato?lica de Brasi?lia, no peri?odo de 2011 a 2013. Neste recorte, o principal objetivo foi averiguar qual a percepc?a?o dos licenciandos acerca do uso da internet na sua aprendizagem. Trata-se de um estudo quanti-qualitativo, cuja coleta de dados se deu por meio de questiona?rio e da realizac?a?o de grupos focais com estu- dantes do curso de Pedagogia, Letras e Matema?tica de uma universidade privada do Distrito Federal, Brasil. Constatouse que a internet e? o meio que os universita?rios mais usam para realizar suas pesquisas acade?micas, mesmo sabendo que as informac?o?es ali expostas sa?o de ni?vel duvidoso. Para a maioria deles, o uso da internet acaba por viciar a escrita daqueles que na?o utilizam a norma culta para comunicar-se neste no espac?o virtual, favorecendo assim o cometimento de erros gramaticais nos trabalhos acade?micos. A partir deste estudo, concluise que esta ferramenta, se na?o usada corretamente e sem os devidos cuidados, pode afetar negativamente a formac?a?o dos universita?rios. Resumen Este trabajo es parte de la investigacio?n Jo?venes Internet Sociabilidades y Aprendizaje (JISA), desarrollado por la Ca?tedra UNESCO de Juventud, Educacio?n y Sociedad de la Universidad Cato?lica de Brasilia, en el peri?odo del 2011 al 2013. En este trabajo, el objetivo principal fue investigar la percepcio?n de estudiantes de licenciatura sobre el uso de internet en su aprendizaje. Se trata de un estudio cuantitativo y cualitativo, cuya recoleccio?n de datos se obtuvo a trave?s de cuestionarios y la realizacio?n de grupos focales con estudiantes de las Facultades de Educacio?n, Literatura y Matema?ticas de una universidad privada en el Distrito Federal, Brasil. Se constato? que la Internet es el medio que los estudiantes universitarios ma?s utilizan para llevar a cabo sus investigaciones acade?micas, aunque la informacio?n alli? expuesta sea de nivel dudoso. Para la mayori?a de ellos, el uso de Internet resulta viciar la escritura de los que no utilizan las normas culturales para comunicar en el espacio virtual, lo que favo- rece los errores gramaticales en trabajos acade?micos. A partir de este estudio, se concluye que esta herramienta, si no se utiliza correctamente y sin el cuidado adecuado, puede afectar negativamente la formacio?n del estudiante universitario. Abstract This work is part of the Youth Internet Sociabilities and Learning [YISL] research, developed by the UNESCO Chair in Youth, Education, and Society at the Catholic University of Brasilia, during the period of 2011 to 2013. In this survey, the main goal was to investigate the perception of undergraduate students on the use of the internet in their learning processes. This is a quantitative and qualitative study in which the data was collected through questionnaires and focus groups conducted among students in the departments of Education, Literature, and Mathematics of a private university in the Federal District, Brazil. It was found that the Internet is the means that college students use the most in their academic research, although the information to which they are exposed is of dubious quality. For most of them, the use of the Internet vitiates the writing capabilities of those who do not use cultural norms to communicate in the virtual space, favoring, thus, grammatical errors in academic works. From this study, it is concluded that this tool, if not correctly used, may negatively affect college students.

Referência(s)