Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Conceitos da Teoria dos Grafos no desenvolvimento do raciocínio lógico aplicados aos jogos com estudantes da EJA

2023; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Volume: 10; Issue: 29 Linguagem: Português

10.30938/bocehm.v10i29.10347

ISSN

2447-8504

Autores

Thiago Pires Santana, R. Matias, Paulo Henrique Gomes Santana,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

O texto discute o desenvolvimento de uma oficina direcionada ao público da Educação Jovens e Adulto (EJA) em uma escola pública em Feira de Santana, Bahia que teve como objetivo investigar as potencialidades e limitações no desenvolvimento do raciocínio lógico e interpretação da realidade fazendo uso dos jogos grafos no contexto de uma experiência didática. A oficina abordou, elementarmente, conceitos iniciais e intuitivos sobre a Teoria dos Grafos, que são apresentados neste trabalho, desde o seu contexto histórico até algumas aplicações. O desenvolvimento dessa oficina teve ênfase nos jogos, explorando a relação destes com grafos e o caráter dinâmico e educativo que há na sua utilização.

Referência(s)