
AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS DAS TECNOLOGIAS EMERGENTES NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NA FACULDADE DE TECNOLOGIA DA UFAM
2023; Faculdade Novo Milênio; Volume: 16; Issue: 9 Linguagem: Português
10.54751/revistafoco.v16n9-153
ISSN1981-223X
AutoresGabriela de Oliveira Araújo Filgueira, Marcelo Albuquerque de Oliveira, Gabriela de Mattos Veroneze, Sara Raquel Gomes De Souza,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoA Indústria 4.0 trouxe uma nova tendência industrial, envolvendo avanços tecnológicos significativos em diversas áreas. Essa nova revolução industrial é caracterizada pela digitalização e automatização da indústria, que provocou mudanças significativas na sociedade, incluindo a Educação. Nesse contexto, percebeu-se a necessidade de uma formação educacional mais alinhada a esses novos avanços e que prepare os alunos para os desafios do Século 21. A Indústria 4.0 combina desenvolvimentos em tecnologias emergentes, avanços em robôs e inteligência artificial, sensores avançados, computação em nuvem, IoT (Internet das Coisas), aplicativos móveis e muitas outras aplicações. A pesquisa a ser desenvolvida tem como objetivo fazer um levantamento da situação quanto à preparação dos alunos frente às novas tecnologias e buscar proporcionar uma nova visão quanto à preparação existente. A pesquisa será classificada como descritiva e exploratória, e será adotado o estudo de caso como modalidade da pesquisa, o que possibilitará estudar o processo de ensino atual. Esta pesquisa será aplicada, pois serão feitos estudos visando resolver problemas identificados no âmbito da Faculdade de Tecnologia da UFAM. Foram realizadas pesquisas bibliográficas, artigos científicos, dissertações e consultas a sites da Internet para embasar esta pesquisa.
Referência(s)