
Cigarro, baralho e ensino e aprendizado da leitura no Brasil no início do século XX
2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 39; Linguagem: Português
10.1590/1984-0411.87591
ISSN1984-0411
Autores Tópico(s)Gender, Sexuality, and Education
ResumoRESUMO Neste artigo, analisa-se, sob o conceito de cultura material instrucional, o Baralho Alphabetico para ensino da leitura, lançado em 1902 pela indústria de cigarros Veado, do Rio de Janeiro, e distribuído nas carteiras Semilla de Havana e Santo Angelo. A fábrica Veado foi fundada pelo português José Francisco Corrêa, em 1874, e tornou-se uma das marcas mais famosas de cigarro no Brasil. Nas carteiras de cigarros da marca Veado, eram distribuídos diferentes artefatos, como, por exemplo, cartões, cromos, fotografias e também o Baralho Alphabetico. Dentre as conclusões obtidas, está a de que o referido Baralho foi um artefato original e pioneiro no contexto da indústria brasileira. Além disso, conclui-se que se tratou de uma iniciativa singular como forma de contribuição à instrução popular.
Referência(s)