PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS COMO ESTRATÉGIA NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA: UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
2023; Editora IFPB; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português
10.18265/2526-2289v8n2p113
ISSN2526-2289
AutoresItamar Andrade Ferreira, Nairon Nícolas da Silva Gomes, Victor Meyer,
Tópico(s)Business and Management Studies
Resumo<p dir="ltr"><span>O presente artigo apresenta as potencialidades advindas da adoção da estratégia de Parcerias Público Privadas para a reforma e gestão do estádio de futebol de uma universidade. Com base em três constructos teóricos: (i) Administração pública; (ii) Gestão Universitária; e (iii) Parcerias público privadas e na inter-relação do caso em análise com a literatura, foi possível apresentar as potencialidades e limitações da adoção da estratégia de PPP no caso específico. Como principais benefícios foram elencados: o compartilhamento dos riscos; o cumprimento da obra no prazo; e o respeito ao orçamento. Além disso, foram apresentadas linhas de ação para viabilizar a PPP e identificada a importância do planejamento integrado para o levantamento das demandas da Universidade. Como principal contribuição, este artigo discute sobre a inserção das PPPs no rol das estratégias que a universidade pode assumir para realizar suas atividades administrativas. Entretanto, foi verificado que o mindset burocrático e a falta de experiência na realização da estratégia de PPP são fatores que desestimulam sua adoção.</span></p><div><span><br /></span></div>
Referência(s)