Artigo Acesso aberto

À conversa com o coautor, que o não quis ser, ChatGPT

2023; INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português

10.23926/rpd.2023.v8.n2.e23042.id711

ISSN

2526-2149

Autores

Catarina Alexandra Almeida Moreira, Pedro França, Patrícia Damas Beites, Ebru Ersari,

Tópico(s)

Artificial Intelligence in Healthcare and Education

Resumo

Num artigo sobre literatura artificial, Camarneiro (2023) refere a muito atual discussão da aplicação da Inteligência Artificial a tarefas complexas, tais como a produção de literatura e de conhecimento, consideradas humanas. Neste sentido e inspirados ainda por um editorial carregado de humor, no qual o Diretor Figueiredo (2023) do jornal Notícias da Covilhã interage com o ChatGPT para o ajudar a pensar no tema do editorial, decidimos convidar o ChatGPT como coautor do presente manuscrito. Fruto da interação com o ChatGPT, começamos com a apresentação deste modelo de linguagem. Continuando a interação, discutimos a resolução de uma generalização de uma equação matricial proposta numa referência de Álgebra Linear. Atendendo aos erros cometidos pelo ChatGPT nesta interação, tentamos encontrar explicações para os mesmos. Terminamos com direções para investigação futura, nomeadamente no que se refere à possibilidade de utilização do ChatGPT nos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática.

Referência(s)
Altmetric
PlumX