Artigo Acesso aberto

Elaborando materiais de educação alimentar e nutricional: relato de experiência

2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 9 Linguagem: Português

10.55905/revconv.16n.9-222

ISSN

1988-7833

Autores

Monique Louise Cassimiro Inácio, Mayra Cysneiros Landim Valença, Arthur Klik de Lima, Marília Alfenas de Oliveira Sírio, Anabele Pires Santos,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Descrever o percurso metodológico utilizado na elaboração de material educativo para uma ação extensionista de educação alimentar e nutricional, realizada em povos indígenas de Minas Gerais, Brasil. Trata-se de uma experiência conduzida durante a pandemia de covid-19, que utilizou o Arco de Maguerez como base metodológica para o planejamento e elaboração de materiais educativos destinados a dois grupos indígenas. O percurso foi realizado em cinco etapas: (1) observação da realidade; (2) constituição de pontos-chaves; (3) teorização; (4) hipóteses de solução; e (5) aplicação na realidade. A elaboração dos materiais contemplou a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas. No processo de elaboração dos materiais, foram consideradas as capacidades e habilidades de leitura e compreensão dos grupos aos quais foi destinado o material e apresentando o conteúdo por meio de textos curtos e imagens. A ação de elaboração dos materiais estimulou as habilidades de comunicação da equipe, potencializando o trabalho conjunto, permitindo a adaptação de uma metodologia que, originalmente seria proposta como atividade presencial, para a oferta remota, com estímulo à autonomia e criticidade da equipe do estudo. Para os indígenas, uma vez consideradas as especificidades culturais, foi possível estimular práticas alimentares saudáveis.

Referência(s)