Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Comprei o serviço de internet e TV por assinatura, mas me arrependi: um estudo sobre a dissonância cognitiva e sua influência na satisfação do consumidor

2022; MADE - Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial; Volume: 26; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5935/2237-51392022v26n1p068087

ISSN

2237-5139

Autores

Eduardo Roque Mangini, Gabriela Correia Santos,

Tópico(s)

Consumer Retail Behavior Studies

Resumo

O estudo do comportamento do consumidor tem o intuito de conhecer o comportamento dos indiví­duos, bem como suas necessidades, desejos e motivações. Em algumas ocasiões, o consumidor depara-se com um conflito entre suas crenças e o comportamento, mais conhecida como dissonância cognitiva. Os indiví­duos buscam uma coerência entre suas crenças e percepções e a dissonância acontece quando há uma discrepância entre o que se acredita e o comportamento, o que propicia a geração de uma ação para reduzi-la ou eliminá-la. O objetivo deste trabalho consiste no entendimento do desconforto, confiança e comunicação como variáveis independentes da dissonância cognitiva e a partir disso, foi averiguada a relação entre a dissonância cognitiva e a satisfação e desta para com a lealdade do consumidor. O método de pesquisa adotado foi de natureza quantitativa, descritiva com o desenvolvimento de hipóteses e com análise estatí­stica realizada com modelagem de equações estruturais. Foram coletadas 222 respostas via plataforma digital referente ao uso de internet e TV por assinatura, e após o tratamento dos dados, a amostra final ficou com 198 respostas válidas. A amostra foi do tipo não probabilí­stica e por acessibilidade. Os resultados mostram a influência dos constructos desconforto, comunicação e confiança para a formação da dissonância cognitiva e sua influência sobre a satisfação e consequentemente na lealdade do consumidor.

Referência(s)
Altmetric
PlumX