
Comprei o serviço de internet e TV por assinatura, mas me arrependi: um estudo sobre a dissonância cognitiva e sua influência na satisfação do consumidor
2022; MADE - Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial; Volume: 26; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5935/2237-51392022v26n1p068087
ISSN2237-5139
AutoresEduardo Roque Mangini, Gabriela Correia Santos,
Tópico(s)Consumer Retail Behavior Studies
ResumoO estudo do comportamento do consumidor tem o intuito de conhecer o comportamento dos indivíduos, bem como suas necessidades, desejos e motivações. Em algumas ocasiões, o consumidor depara-se com um conflito entre suas crenças e o comportamento, mais conhecida como dissonância cognitiva. Os indivíduos buscam uma coerência entre suas crenças e percepções e a dissonância acontece quando há uma discrepância entre o que se acredita e o comportamento, o que propicia a geração de uma ação para reduzi-la ou eliminá-la. O objetivo deste trabalho consiste no entendimento do desconforto, confiança e comunicação como variáveis independentes da dissonância cognitiva e a partir disso, foi averiguada a relação entre a dissonância cognitiva e a satisfação e desta para com a lealdade do consumidor. O método de pesquisa adotado foi de natureza quantitativa, descritiva com o desenvolvimento de hipóteses e com análise estatística realizada com modelagem de equações estruturais. Foram coletadas 222 respostas via plataforma digital referente ao uso de internet e TV por assinatura, e após o tratamento dos dados, a amostra final ficou com 198 respostas válidas. A amostra foi do tipo não probabilística e por acessibilidade. Os resultados mostram a influência dos constructos desconforto, comunicação e confiança para a formação da dissonância cognitiva e sua influência sobre a satisfação e consequentemente na lealdade do consumidor.
Referência(s)