
Como vai a poesia no livro didático? Contribuições para o letramento poético na escola básica
2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 15; Issue: 9 Linguagem: Português
10.55905/cuadv15n9-099
ISSN1989-4155
AutoresAndréa Portolomeos, Gabriel Bosco Vaz Da Silva,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo discute o ensino de poesia no ensino fundamental, tendo como base a coleção “Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem”, de Ormundo e Siniscalchi (2018) - mais especificamente o material relativo ao 6º ano - e um referencial teórico fundamentado nas contribuições da estética da recepção para novas metodologias de ensino da literatura na escola básica. Diante da necessidade da leitura de poesia em sala de aula para uma formação plena do discente, como considera a BNCC, o objetivo deste trabalho é avaliar em que medida o livro didático em questão contribui para práticas assertivas relativas a essa formação. Diante da expressiva quantidade de poemas no material didático, são poucas as diretrizes que de fato promovem o letramento poético, conforme orienta a Base, apesar de o livro ter sido aprovado pelo PNLD e ser adotado em muitas escolas públicas de nosso país hoje.
Referência(s)