Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Afundamento de consolidação: estudo de caso, na BR-104

2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 15; Issue: 9 Linguagem: Português

10.55905/cuadv15n9-097

ISSN

1989-4155

Autores

Aniéli Thais De Souza, Maria das Graças Monteiro Almeida de Melo, Mariana de Lucena Corrêia Campos, Maryane Gislayne Cordeiro De Queiroz, Claudenice Paulino Da Silva,

Tópico(s)

Infrastructure Maintenance and Monitoring

Resumo

O pavimento rodoviário deve garantir segurança, conforto e economia aos usuários, para isso é necessário uma série de critérios e minucias ao iniciar a construção desde o material ao trafego previsto, assim como é necessário que haja a manutenção periódica após a finalização. Dentre as patologias dos pavimentos rodoviários flexíveis, destacamos o desconforto ocasionado por afundamentos, esses podem ser, segundo o DNIT, por plasticidade ou consolidação, local ou da trilha de roda. Este artigo apresenta a avaliação de um trecho da BR 104 N, que através de inspeção visual demonstrou características de afundamento de consolidação local. Para esta análise foram realizados os métodos de referencial teórico e comparação para identificar o material do aterro onde foi encontrado na camada de base solo- brita e a partir da relação com outros estudos analisou-se o problema e a solução viável, respectivamente. Com isso este estudo propõe formulação de novas diretrizes para detalhamento da situação. Com base nessa investigação, pode-se classificar o problema como afundamento de consolidação da trilha de roda, devido à extensão deste ser maior que seis metros. A situação foi ocasionada por falhas na compactação e o intenso fluxo misto, devido ao abastecimento da CEACA (Central de Abastecimento de Caruaru), proximidade do terminal rodoviário da cidade e por interligar Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte e Paraíba. Foi realizada uma reabilitação no perímetro do afundamento, adicionando uma camada asfáltica para sanar o problema, mas a patologia é evidente nesta nova camada tornando o método ineficiente para solução, conclui-se assim, que a restauração do trecho seja a melhor alternativa para que novos afundamentos não venham surgir novamente.

Referência(s)