Estética e ética como formação: a recusa do suicídio filosófico-pedagógico em camus
2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 21; Issue: 9 Linguagem: Português
10.55905/oelv21n9-135
ISSN1696-8352
AutoresJosé Soares das Chagas, Gabriel Kafure da Rocha, Oneide Perius, Judikael Castelo Branco, Divino Ribeiro Viana,
Tópico(s)Social and Political Issues
ResumoO escopo deste artigo é apresentar e discutir a imbricação implícita entre o estético e o formativo a partir da obra literária do argelino Albert Camus. Para tanto, dialogamos com os escritos e a poética do romancista e dramaturgo sobretudo os da primeira fase da sua produção relativa à década de trinta do século XX até à época do Mito de Sísifo e do Estrangeiro, na década de quarenta, período em que se põe como reflexão a absurdidade e o suicídio. Assim, dentro de um viés teórico e especulativo, pretendemos colocar a questão da formação dentro do horizonte do ethos do absurdo, que é o de recusa ao suicídio e a afirmação da individualidade e do pensamento livres.
Referência(s)