Artigo Acesso aberto

Satisfação dos pacientes em relação ao atendimento do sistema único de saúde no município de Juiz de Fora – MG

2023; Brazilian Journal of Development; Volume: 9; Issue: 9 Linguagem: Português

10.34117/bjdv9n9-125

ISSN

2525-8761

Autores

Caio Alvine Carvalho, Giovanni Oliveira Fiorillo, Mário Sérgio Simão Do Carmo, Pedro Cunha Vinhosa, Rafael Murad Magalhães, Anna Marcella Neves Dias, Nathália Barbosa do Espírito Santo Mendes, Artur Laizo,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Introdução: O Sistema Único de Saúde (SUS) é a entidade responsável pela promoção da saúde. Este sistema apresenta algumas dificuldades por conta da amplitude no atendimento. Todavia, não se pode dizer que é ruim. Para mensurar o nível de satisfação do usuário do SUS, deve-se compreender que o aspecto “satisfação” envolve muito mais do que um simples atendimento, mas, também, como principal ponto relevante, a percepção dos usuários frente aos serviços oferecidos, infraestrutura local, acesso ao local de atendimento em questão e a qualidade dos serviços prestados, além da relevância da relação médico-paciente. Objetivo: Avaliar o nível de satisfação dos usuários do SUS no município de Juiz de Fora-MG. Métodos: Foi realizado um estudo observacional de tipo transversal a respeito da satisfação dos usuários do SUS, no município de Juiz de Fora, Minas Gerais utilizando um questionário criado especialmente para o presente estudo. Resultados: A maioria dos entrevistados (70%) avaliou o atendimento médico de forma positiva. Também foi pesquisada a satisfação dos pacientes em relação ao atendimento na recepção, em que 60% avaliaram o serviço como bom ou ótimo, 22% avaliaram como regular e 17% como ruim ou péssimo. Além disso, 77% dos entrevistados aprovaram o atendimento como um todo, desde a recepção até ao final da consulta médica. Ademais, foi constatado que 95% dos usuários do SUS relataram não haver dificuldades para chegar ao local da consulta médica, indicando que as UBS’s estão bem sinalizadas. Conclusão: Os resultados mostraram que a maioria dos usuários do SUS estava satisfeita. A satisfação do usuário do SUS envolvia não somente um atendimento corriqueiro, mas também à humanização por parte dos profissionais envolvidos no serviço.

Referência(s)
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