Artigo Acesso aberto

Desenvolvimento de metodologia de teste de consumo de combustível de caminhões em estradas horizontais planas, usando um reboque de arrasto com freio eletromagnético, simulando programas com diferentes níveis de inclinação e pesos brutos.

2023; Linguagem: Português

10.5151/simea2023-pap48

ISSN

2357-7592

Autores

Haraldo Rehder, Gustavo P. Rehder,

Tópico(s)

Vehicle Noise and Vibration Control

Resumo

"""Desenvolvimento de metodologia de teste de consumo de combustível de caminhões em estradas horizontais planas, usando um reboque de arrasto com freio eletromagnético, simulando programas com diferentes níveis de aclives e pesos brutos."" Desenvolvimentos relativos ao Aquecimento Global e legislações como Euro 6, CONAMA e VECTO exigem testes de caminhão em estrada. Esses testes têm problemas como tráfego e reprodutibilidade a longo prazo. Os testes com um protótipo de reboque de arrasto com freio eletromagnético foram apresentados anteriormente pelos autores e destacados em uma revisão no SIMEA 2021.Este trabalho apresenta o teste de consumo de combustível realizado com o reboque de arrasto e um caminhão trator de 440 HP em estrada horizontal plana e em um segmento de estrada com aclive constante, medido pelo volume efetivo de Diesel, consumido em um tanque de teste. Testes em estrada horizontal com um máximo de 60 km/h e sem corrente de frenagem, apresenta uma autonomia de 1,92 km/l, (100%); a 78 km/h uma autonomia menor, de -27%; uma autonomia de -28% com corrente de frenagem eletromagnética máxima. Os testes num segmento de estrada com aclive constante revelaram uma autonomia de - 5,5% pela velocidade máxima de 60 km/h sem corrente de frenagem e uma autonomia de -28 % com corrente máxima de teste e 35 km/h. Foi possível comparar resultados em estrada real com inclinação e simulações em estrada horizontal plana. Propõe-se, portanto, testes de consumo de combustível e também em futuros testes de emissões por programas de simulação em pistas de ensaio horizontais. Deve ser desenvolvida a medição do torque de frenagem nos semieixos do eixo traseiro do reboque, para controlar esses programas."

Referência(s)
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