Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Otimização robusta de flange de módulo de combustível visando falha segura

2023; Linguagem: Português

10.5151/simea2023-pap33

ISSN

2357-7592

Autores

Luciano Rafael Hansel FROSE, Rafael Alvarenga Almeida, Gustavo Peres Mestriner, José Tobías, Marco Antônio Luersen,

Tópico(s)

Engineering Structural Analysis Methods

Resumo

Este trabalho apresenta uma metodologia para determinar as dimensões geométricas da flange do módulo de alimentação de combustível para aumentar a segurança do veículo, garantindo um componente robusto. A principal função do módulo de alimentação de combustível é fornecer combustível do tanque para o sistema de injeção do veículo. Em situações de choque mecânico, é essencial que a flange e o módulo de combustível funcionem sem sofrer danos permanentes. Em caso de acidente ou colisão, o flange deve romper-se apenas em regiões específicas para evitar o vazamento de combustível e mitigar os danos aos passageiros. A metodologia proposta baseia-se em simulações numéricas, utilizando uma geometria inicial como entrada, e fornece uma análise abrangente da influência de cada variável geométrica do projeto. Esta abordagem resulta num projecto robusto que considera as variações estatísticas decorrentes do processo de produção.

Referência(s)
Altmetric
PlumX