Artigo Acesso aberto

Motor de combustão interna a hidrogênio como solução para descarbonização de veículos comerciais pesados e fora de estrada

2023; Linguagem: Português

10.5151/simea2023-pap24

ISSN

2357-7592

Autores

Heitor Souza CHAVES, Rafael Antônio Bruno, Felipe MAZUCO, Hannes Marlok, Christian Trabold, Simon Schneider,

Tópico(s)

Biodiesel Production and Applications

Resumo

Sustentabilidade e redução de emissões de GEEs são fortes direcionadores em todas discussões técnicas e econômicas no mundo atual. O segmento de transportes, e especificamente os veículos pesados, são responsáveis por uma parcela significativa das emissões globais de CO2 e, por isso, são foco de diversas investigações em busca da solução mais eficaz para redução desse impacto. Nesse contexto, os motores de combustão interna a H2 surgem como uma alternativa promissora com curto prazo para lançamento devido a simplicidade de implementação e desempenho semelhante aos veículos diesel convencionais. O uso de hidrogênio impõe novos desafios aos componentes e sistemas do motor relacionados, por exemplo, a operação segura, proteção contra fragilização por H2, redução de blow-by e controle de consumo de óleo lubrificante. Olhando para esses desafios, a MAHLE desenvolveu um centro de testes de hidrogênio, converteu um motor diesel HD para H2 e realizou uma série de avaliações para desenvolver e validar seus produtos nessa nova aplicação. Este trabalho foca nos resultados experimentais obtidos na plataforma de testes da MAHLE e nas adaptações necessárias nos componentes da célula de potência e no sistema de ventilação do cárter para garantir os mais altos padrões de robustez e segurança.

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