Artigo Acesso aberto

Estudo comparativo do fator de deterioração e sua tendência, por durabilidade real dos veículos em diferentes ciclos de condução, SRC-LECV e ama.

2023; Linguagem: Português

10.5151/simea2023-pap61

ISSN

2357-7592

Autores

Raphael SEDANO, Marcelo Jorge da Costa Ribeiro e AZEVEDO, Rodrigo Okamoto Rivelino, Monica Higuchi ROSA, Eduardo Missao Sambuichi,

Tópico(s)

Vehicle emissions and performance

Resumo

"O aumento da motorização nas últimas décadas, principalmente nos centros urbanos, além de causar congestionamentos constantes, tem como consequência a degradação ambiental na qualidade do ar e acarreta danos à saúde humana. Com relação à durabilidade dos sistemas e componentes de controle de emissão de poluentes, o PROMOT iniciou com esse requisito na fase M4, legislada pela Resolução CONAMA 432/2011 e os fatores de deterioração obtidos conforme ABNT NBR 14008/2007, utilizando o ciclo AMA (Approved Mileage Accumulation) para acúmulo de quilometragem. Para o PROMOT M5, a instrução normativa IBAMA nº 21/2022, estabeleceu Além do ciclo AMA, outros dois métodos para determinar os fatores de deterioração: 1) Teste real de durabilidade do veículo com acúmulo total de quilometragem SRC-LeCV (Standard Road Cycle for L-Category Vehicle). 2) Teste de durabilidade em banco de ensaio (SBC). Ambos estão descritos na ABNT NBR 17008/2021. Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo comparativo da durabilidade real do veículo realizando o acúmulo de quilometragem, em um dinamômetro de chassis, entre os ciclos SRC-LeCV e AMA, avaliando tendência de deterioração e fator de deterioração com base nos resultados da emissão de gases emitidos pelo motor da motocicleta."

Referência(s)
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